sábado, 19 de novembro de 2011

O papel da família na Escola (artigo da Anped)

PRÁTICAS COTIDIANAS NA ESCOLA E NA FAMÍLIA. HIPÓTESES SOBRE A
CONSTITUIÇÃO DE
Zaia
Agência Financiadora: CNPq e FAPERJ
Este texto desenvolve uma reflexão sobre o papel das famílias na produção do sucesso
escolar. Toma como base empírica um
questionários (alunos, pais e professores) com o objetivo de investigar os processos de
produção do sucesso escolar, aplicado em uma amostra de escolas públicas e privadas
de maior desempenho na Prova Brasil (escolas públicas) e ENEM (escolas particulares).
Ancorada em uma análise preliminar dos dados, derivados das respostas aos
questionários pelos pais, focaliza os perfis das famílias e os esforços e investimentos
delas no acompanhamento da escolarização dos filhos. A análise do material permite
desconstruir algumas idéias do senso comum sobre a incapacidade dos pais dos setores
populares de apoiarem a escolaridade dos filhos. Em que pese a presença de diferenças
significativas de escolaridade e renda entre as famílias investigadas da escola pública e
privada, nossos dados sugerem um acompanhamento da vida escolar dos filhos, em
muitos aspectos mais forte dos pais de alunos das escolas públicas. Entre os fatores
dessa aparente mudança de condições de apoio à escolaridade dos filhos por parte desse
grupo estaria a sua condição de mobilidade para a “nova classe média” brasileira.
Palavras-chave: sucesso e desempenho escolar; família de setores populares; apoio à
escolarização; nova classe média.
HABITUS ESCOLARESBrandão – PUC-Riosurvey, construído com base em três

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